the guitar world

the guitar world

sábado, 25 de dezembro de 2010

Especial do Rei

Especial do "Rei" Roberto Carlos: mais de 20 anos de emoções...


    Entra ano e sai ano os telespectadores fãs ou não sempre se perguntam que dia será, qual horário e como será o show especial de fim de ano do cantor Roberto Carlos. Não há dúvidas que existe uma admiração e uma espera por novidades justamente numa atração que não é exatamente nenhuma novidade.


    O Especial Roberto Carlos é um programa exibido pela Rede Globo de televisão desde 1.974 e desde então é exibido anualmente no período do Natal. O único ano não exibido foi em 1.999, ano do falecimento da então esposa Maria Rita. Desde então os especiais têm se mostrado mais como um tributo a amada.



Roberto Carlos e Maria Rita


  O Especial tem sido mantido fiel mesmo assim. Uma música inédita que seja, uma homenagem (aos caminhoneiros, as gordinhas, ao País...) é sempre acompanhado pelos grandes sucessos, clássicos como "Detalhes" não podem faltar e sempre talvez o momento mais esperado. Tem repetido por anos.



Especial do Rei: Roberto Carlos canta "Detalhes" no Maracanã


    Mesmo a repetição tem sido capaz de se renovar e de se adaptar ao momento musical. Claro que Roberto Carlos traz para o programa diversos amigos desde os tempos da Jovem Guarda como Erasmo Carlos e Wanderléa. Mas o programa procura trazer como convidados pro programa músicos consagrados que emplacaram sucessos durante o ano e também atores e atrizes da Rede Globo que emplacaram papéis durante o ano em novelas.


    Essa receita tem se mostrado infalível e o programa tem uma imagem tão identificada ao fim do ano como panetone no Natal, mostrando que o programa não envelhece, pois dá ao seu público exatamente o que ele quer. As boas novidades do ano e as músicas adoradas de sempre. Uma jogada de mestre que pode ser interpretada apenas por quem é Rei.



Helder Santos

domingo, 12 de dezembro de 2010

O centenário de Noel Rosa

Noel Rosa: o samba desceu do morro para o asfalto



    Se estivesse vivo, o cantor carioca Noel Rosa teria completado no último dia onze, cem anos. Tudo bem que não é exatamente normal alcançar essa idade, mas a vida teria dado mais a Noel Rosa do que 26 anos para viver.

    Noel Rosa nascido no dia 11/12/1910 no bairro de Vila Isabel e vindo de uma família branca de classe média quebrou tabus predominantes da época. O estudante de medicina descobriu no samba e na noite carioca sua verdadeira vocação. De natureza boêmia, bebia e fumava com a mesma desenvoltura com que compunha.

    Noel Rosa provou que um branco de classe média poderia fazer um samba de qualidade. Que sua música podia subir o morro e fazer o samba descer o morro e vir para os bairros mais abastados. Grande amante de meretrizes e mulheres casadas, consolidou o que faltava para a fama de malandro.




Um de seus clássicos "Com que Roupa?" nasceu de uma discussão com sua mãe sobre seu modo de vida


Noel Rosa casou mas não teve filhos. Também pudera. Foi pai de mais de 200 músicas vivas na memória brasileira. Chegou a se mudar para Belo Horizonte, mas logo voltou para o aconchego de Vila Isabel onde a cerveja o esperava.

 No ano de 1.937 sua vida boêmia teve resultados e Noel Rosa adquiriu tuberculose, onde veio a falecer no dia 04 de março. No ano de seu centenário dá pra imaginar se Noel Rosa tivesse surgido nos dias de hoje. Acredito que ele seria um "Brahmeiro".





Helder Santos

Trinta anos do fim do sonho

John Lennon faleceu no dia 08/12/1980



    Acredito eu que ninguém em sã consciência gostaria de estar falando sobre os 30 anos sem John Lennon. Trinta anos do sonho que jamais voltará. Mesmo que John Lennon  estivesse vivo, George Harrison está morto e o " Fab Four " de Liverpool continuaria incompleto.


    Enquanto George Harrison era o mais experimental e o mais visto como músico, Paul Mc Cartney e John Lennon ocupavam uma dimensão maior, uma nítida influência na sociedade. Principalmente John Lennon, o mais envolvido em polêmicas por causa de suas atitudes e das mensagens de suas letras.



Mark Chapman: 55 anos, prisão perpétua. "O fim do sonho"


    Mensagens capazes de atrair milhões de fãs, inclusive o lunático fã Mark David Chapman que o matou desferindo cinco tiros sob o pretexto  de que John Lennon era " o traidor do sonho ". Que John Lennon não poderia se inclinar a uma música mais Pop e nem deveria viver de forma mais luxuosa.


    Infelizmente foram fãs como esse que não só John Lennon,mas muitos outros atraíram e e atraem. Há pessoas que esquecem que música tem dois propósitos básicos. Entreter e refletir. E dois tipos de música. A música boa e a ruim. Bandas são apenas a soma de talentos individuais. Nesse caso os Beatles e John Lennon. Parece óbvio, mas pra muitos parece ser difícil entender.



Reportagem do Jornal Hoje: o dia que o sonho acabou..



Helder Santos

sábado, 4 de dezembro de 2010

A aventura solo de Jagger

"She's The Boss"; o primeiro album solo de Mick Jagger


    Após as gravações do album Undercover dos Rolling Stones pra variar o clima entre os integrantes estava de tempo fechado e Mick Jagger tomara a decisão de iniciar um projeto solo provocando ainda mais a ira do parceiro e guitarrista Keith Richards. O primeiro album de Jagger é antes de tudo uma reunião de amigos. Todos músicos convidados e de primeiríssima estrela.

  Lançado em 1.985 pela CBS Records e produzido por grandes produtores como Bill Laswell e Nile Rodgers, o album conta com a participação de músicos como os guitarristas Pete Towshend ( The Who ), Jeff Beck, além de Carlos Alomar e Herbie Hancock.


Mick Jagger - "Just Another Night"


  Três singles foram extraídos do album. O primeiro Just Another Night teve inclusive o vídeoclipe produzido no Brasil e mostrando o País como uma "Republiqueta das Bananas". O segundo Luck In Love segue a mesma receita. O terceiro Hard Woman é que muda de história. Feito em computação gráfica, o vídeo foi considerado o mais caro já feito até aquela época. Just Another Night ainda chegaria a ser 1º lugar na Inglaterra. She's The Boss foi o 6º album mais vendido na Inglaterra e o 13º mais vendido nos Estados Unidos naquele ano.



Mick Jagger no vídeo de "Just Another Night"



Helder Santos

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O primeiro videoclipe brasileiro



    Logo após o término da banda Secos & Molhados ainda no começo dos anos 70, seu líder, o cantor Ney Matogrosso iniciava uma bem sucedida carreira solo. Em seu primeiro album solo chamado Água do Céu-Passaro de 1.975 marca todo o carisma e talento de Ney. É um divisor de águas. Não só porque traz o cantor em grande forma musical como também muda a forma conceitual de arte no Brasil.

   A imagem de certa forma transgressora em pleno período militar dá o tom do quanto foi importante esse trabalho no período. Ney Matogrosso usava em seu visual cabelos de macaco, cornos e pulseiras de dente de vaca. Extravagância? Ousadia? De tudo um pouco, a música "de trabalho" América do Sul foi a escolhida para ser lançada na TV no programa Fantástico e é o primeiro videoclipe a ser produzido no País e em cores.


Ney Matogrosso - "América do Sul






Helder Santos

sábado, 27 de novembro de 2010

Lou Reed no Brasil

Lou Reed veio ao Brasil mostrar "barulho"


    Aconteceu nos dias 20 e 21 desse mês de novembro duas apresentações do cantor norte-americano Lou Reed na cidade de São Paulo. Por coincidência a cidade contava com apresentações do ex - Beatle Paul Mc Cartney e talvez por isso a presença de Lou Reed tenha sido menos divulgada.

    Lou Reed pra variar sempre foge do óbvio e quem esperava dele apresentações de seus sucessos ou do Velvet Underground viu apenas uma apresentação singular em comemoração dos 35 anos do album Metal Machine Music, um album conceitual onde impera o experimentalismo que consolidou o rock industrial como gênero. No entanto esse album já chegou a ser considerado "o pior album do mundo".

    Exagero. Apenas é um album "difícil" de aceitar e está longe de ter um apelo acessível comercialmente. Que foi ver Lou Reed com seus ruídos ensurdecedores direto da fábrica se surpreendeu ao encontrar ali no meio música. Os shows registrados no SESC Pinheiros tiveram preços de ingresso com média de R$ 40,00 e censura 12 anos.



"I'll Be Your Mirror": apresentação em palcos brasileiros






Helder Santos

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Alpha Blondy



    Prestes a desembarcar mais uma vez em terras brasileiras para outra vez mostrar seu vasto repertório, o Bob Marley africano tem uma obra rica e muitos adoradores de seu reggae espalhados pelos quatro cantos do planeta.

   Mas para entender a razão de se ter o apelido do nome maior do ritmo jamaicano vamos entender melhor quem é Alpha Blondy. Nascido no dia 01/01/53 na cidade de Dimborko, na Costa do Marfim, o filho mais velho de 9 irmãos Seydou Koné desponta cedo para a música, mas as baixas notas escolares viriam a atrasar alguns anos seu surgimento.

  A partir de 1.973 se muda para Nova York para aprender inglês e lá começa a assimilar a cultura jamaicana, adotando o nome artístico de Alpha Blondy. Seu primeiro album Jah Glory traz a marca que o consagraria mais adiante. Um reggae preciso carregado de mensagens políticas com um pouco de humor. Alpha Blondy não conhece fronteiras e sempre aborda assuntos políticos de diversas partes do mundo.



"Jah Glory": primeiro álbum de Alpha Blondy



  Isso fica evidente pra começar nos diversos idiomas com que canta suas músicas. Francês, árabe, inglês e em sua língua nativa, o dioula. Essa "globalização" se faz presente em músicas como "Apartheid Is Nazism"  e "Jah Rasta". Em 1.993 abatido por motivos pessoais se distancia da música retornando no final de 1.994. Foi o melhor que poderia ter acontecido.


 Ao comemorar 20 anos de carreira em 2.002, Alpha Blondy ganha um grande reconhecimento pelo seu trabalho, faturando o Grammy Award de melhor album de reggae do ano com o CD Merci. O Brasil o aguarda novamente esse autêntico discípulo de Jah que ao longo de seus 17 albuns contribuiu muito para a riqueza de seu ritmo e do cenário musical de seu País.



Alpha Blondy - "Apartheid Is Nazism"






Helder Santos

sábado, 9 de outubro de 2010

SWU Festival



  Começa nesse dia 09 o evento SUW ( Stars With YouMusic And Art que será realizado no município de Itú a 70km de São Paulo. Trata-se de um Fórum Global de Sustentabilidade que tem como objetivo trazer em discussão junto ao público questões da sustentabilidade mundial trazendo especialistas, políticos, empresários e organizações não governamentais.

  Mais que isso o evento também traz para o público muita música. São 60 atrações entre nacionais e internacionais que se dividirão em apresentações em 4 palcos durante os dias 09, 10 e 11 e será realizado em uma fazenda. O cenário digno de Woodstock traz atrações vários DJs e bandas de rock mais conhecidas dos brasileiros como Capital Inicial e Jota Quest.


 Joss Stone: uma das principais atrações


sábado, 31 de julho de 2010

Louie Louie



    Hoje me lembrei de um clássico americano que há muito não ouvia. Trata-se da música "Louie Louie", uma das músicas mais regravadas até hoje. A canção original é do bluesman Richard Berry, um rhythm and blues meio misturado com calypso. É parte do Lado B do single "You Are My Sunshine" do album  Richard Berry & The Pharaohs.


    Há tantas versões diferentes pra tantos ritmos que se possa imaginar que acredita-se que há mais de 1.200 versões, sendo que a minha versão predileta de "Louie Louie" vem com um arranjo totalmente funk. Em 1.981 os músicos da chamada jazz-fusion  Stanley Clarke e George Duke combinaram o clássico num funk de muito sucesso. A regravação está no album The Clarke Duke Project. No Brasil a música foi mais conhecida por ser música de abertura do programa de clipes Realce Baby e fazer parte da coleção Furacão 2000.



Richard Berry: autor do clássico "Louie Louie"



   No ano de 1.993 houve um concerto celebrando os 40 anos de sucesso da música, acontecido pouco tempo depois do falecimento do seu autor. A regravação mais recente está na voz da atriz Demi Moore interpretando no filme Bobby de 2.006. Tudo leva a crêr que a música que fala sobre um jovem marinheiro a procura de sua namorada terá muitas diferentes versões em gerações.



Stanley Clarke & George Duke



A versão original de Louie Louie



Helder Santos

O adeus a Ezequiel Neves




    Esse mês de Julho foi marcado não apenas por festividades, mas por perdas em nossa cultura. No último dia 7 faleceu o jornalista e produtor Ezequiel Neves, 74 anos, vítima de um câncer no cérebro. A data de seu falecimento ainda marca uma enorme e amarga coincidência. Exatamente no dia 07/07/1990 morria o cantor Cazuza, seu parceiro musical em muitas músicas como "Codinome Beija-Flor" e "Exagerado".


    Mais que parceiro, Ezequiel Neves era amigo pessoal. Há anos era produtor da gravadora Som Livre e ali produziu grandes nomes como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Gal Costa. Nos anos 70 trabalhou como crítico na revista Rolling Stone e no meio musical ganhou apelidos  como Angela Dust ( referência a uma droga comum na época ) e Zeca Jagger.

    A amizade com Cazuza fez com que Ezequiel Neves fosse o produtor natural do Barão Vermelho assinando a produção e a composição de vários sucessos. Artistas como Lobão e Paralamas do Sucesso requisitaram seus serviços depois, comprovando a existência e a importância de Ezequiel Neves no cenário do rock nacional dos anos 80. Sua perda é mais uma perda para a cultura nacional que vem perdendo sua identidade no decorrer dessa década.



A entrevista: tudo sobre o Barão Vermelho e Cazuza


Ezequiel e Cazuza: amigos e parceiros



Helder Santos

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Parabéns Kate Bush



   Exatamente hoje dia 30 de Julho é o aniversário da cantora britânica Kate Bush, completando 52 anos. Há tanto do que se pode falar de sua extensa e rica carreira, mas por hoje é melhor só pelo fato comentar e comemorar mais um ano de vida.

    E que em breve possamos ouvir sua voz em um novo album. Aerial de 2.005 trouxe um longo material, mas os fãs sempre querem mais e cinco anos é um tempo bem razoável de um trabalho para outro. Esperamos que Kate encontre um tempo entre sua família e a jardinagem para cuidar de sua música. Mesmo porque sua obra é única e atemporal. Parabéns Kate !!!!


Happy Birthday Kate Bush





Helder Santos

Os Meninos do Deserto



  É claro que o propósito da cerimônia de abertura da Copa do Mundo na África do Sul foi a diversão, mas também teve o propósito de divulgar o continente sua faceta mais moderna e trazer sua música para a inclusão do universo da música Pop. O resultado foi melhor impossível. Hoje o mundo sabe que há música Pop seja na África do Sul, no Egito ou mesmo em Mali.


  Que o diga a apresentação da banda Tinariwen, banda nascida no norte de Mali em 1.979. Sua história é bem curiosa e começa na infância de seu líder Ibrahim Ag Albhabib. Logo aos 4 anos Ibrahim viveu uma tragédia pessoal com a perda de seu pai, fuzilado por rebeldes da região. Órfão, passou a ter vida nômade e aos 9 anos "ganha" sua primeira guitarra. Na verdade o material de sua guitarra era um latão com um pedaço de pau e as cordas eram arames de freio de bicicleta.


  Ibrahim se uniu a outros tuaregues ( habitantes do deserto ) e fundou o Kel Tinariwen ( traduzindo algo como "Meninos do Deserto" ). Os integrantes vieram de partes da Libia e Argélia, porém em 1.980 a banda respondeu a convocação militar do regime Líbio e deixaram a música pra segundo plano.


    O Tinariwen rumo ao sucesso



   

    O Tinariwen viveu sua fase militar até 1.991 quando a partir dessa data adotaram o nome que é conhecido desde então. Graças a presença  constante em festivais de música por todo o norte africano, o Tinariwen começou a ganhar notoriedade internacional e a França serviu como portão de embarque para sua música chegar ao Ocidente. A essa altura músicos do calibre de Santana, Rolling Stones, Led Zepellin e Peter Gabriel já focavam seus ouvidos ao som dos tuaregues. 


Apresentação do Tinariwen na abertura da Copa


  O reconhecimento não só do meio musical, mas de público veio no ano de 1.998. Em 2.001 o Tinariwen lança o album The Radio Tisdas Sessions, o primeiro com sucesso consolidado. Mais recentemente foi lançado o album Imidiwan de 2.009. Esperamos que o Tinariwen continue seu trabalho e continue colhendo seus frutos, pois estamos vivendo safras cada vez mais áridas de boa música e que essa boa surpresa não seja só um oásis no deserto.



Helder Santos

domingo, 25 de julho de 2010

Na idade da loba




    Pra quem curtiu nesse mês de Julho a Copa do Mundo de futebol realizada na África do Sul e mesmo não tendo gostado muito do seu desfecho, vale dizer que o evento teve muito de música boa e música dançante principalmente em sua abertura.

   A parte final da cerimônia foi apresentada pela colombiana Shakira em ótima forma provando ser como se precisasse que é uma cantora boa. Shakira que há pouco entrou na casa dos trinta anos celebra sua maturidade num dos seus mais recentes sucessos "She Wolf", traduz-se "Loba". Se conseguir lembrar da música antes da cantora, She Wolf pertence ao terceiro album cantado em inglês pela colombiana, lançado em 06/09.


Shakira na abertura da Copa do Mundo 2.010


Shakira canta "She Wolf"na Copa


    O album foi assinado pelos produtores John Hill e Sam Endictt, responsáveis pelo arranjo dançante e até mesmo "retrô" de She Wolf. Após lançado o sucesso comercial veio a galope conquistando o número um nas paradas de sucesso da América Latina e Europa. Claro, há o video. Rodado em Los Angeles e produzido por Jake Nava, obviamente considerado um dos vídeos mais sensuais feitos no ano passado. Afinal de contas lobas têm apetite e conforme visto na África, muito apetite de alto astral e diversão.




Helder Santos

Um ano sem Jackson



   Passado exatamente um ano depois do dia 25/07 de 2009, a morte do cantor norte-americano Michael Jackson provoca ainda mais perguntas que respostas. Se a causa foi esse medicamento ou aquele, se houve negligência ou não do médico do cantor Conrad Murray, qual o conteúdo real do testamento de Jackson, a guarda dos filhos e dos demais bens materiais.

    Sabe-se dos milhões de dólares em dívida que tinha e que pretendia saldá-las com o sucesso da turnê que não veio a realizar. Com o corpo que praticamente ninguém viu  enterrado no cemitério Forest Law, sabe-se que Michael Jackson morto nunca esteve tão vivo. Seu nome atualmente tem gerado altos ganhos a familia Jackson e aos chamados "homens de gravadora". Estima-se que foram faturados 1,017 bilhão de dólares. Aos fãs fica a saudade e a lembrança de suas músicas. Para a família de Jackson o lucro.




Helder Santos

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Pitty na Rua Aurora


Certamente um dos melhores momentos do videoclipe no Brasil nessa década. O vídeo traz a cantora Pitty talvez em um dos seus momentos mais inspirados. O vídeo é a faixa Deja Vu, o 3º single extraído do CD Anacrônico de 2.005.




Ambientado e rodado em abril de 2.006 na Rua Aurora, rua central de São Paulo, o vídeo traz um pouco de tudo. Maior parte em preto e branco, retrata bem o clima urbano. Cenas reais, cenas de impacto, mas nem por isso passam de forma insensível. O desfecho em cores é bem sacado e torna o "mal gosto do mal gosto" cantado por Caetano Veloso em Sampa em algo positivo, mesmo transitando entre cinemas e sebos, lugares digamos que não passam sempre nas novelas...




A música não chega a ser dos maiores sucessos de Pitty, apesar de ter sido parte da trilha sonora da novela Bicho do Mato na Rede Record. Em compensação, o videoclipe é um dos mais acessados do rock nacional nessa década com mais de 2,5 milhões de acesso. Ou seja, um sucesso que vai na contramão do sucesso fácil pregado pela mídia. Música, banda e cantora em plena forma


Pitty - Déja Vu: 2,5 milhões de acessos









Helder Santos











































domingo, 14 de fevereiro de 2010

Frevo



Mais um Carnaval começando e entre as várias vertentes da festa que podemos encontrar essa origina-se no Nordeste do País. O ritmo contagiante que mexe com locais, turistas e bastante divulgado é o frevo. O frevo vem da palavra ferver e é derivado de outros ritmos locais como a marcha, o maxixe e a capoeira.

O frevo surgiu no final do século 19 em Recife, Pernambuco. Mas a primeira música a vir ser conhecida veio apenas na década de 30 quando os Irmãos Valença lançaram a música "Mulata". Como ritmo o frevo é acelerado e sua dança é complexa, pois nela podem ser executados até 120 passos.





O frevo pode ser dividido em três variações. O frevo de rua, o frevo-canção e o frevo de bloco. O frevo de rua ainda tem suas subdivisões. Uma é o Abafo que consiste no frevo tocado por metais. O outro é o Coqueiro, cujo som é feito por notas curtas e rápidas e o Ventania, mais lento e melódico. Há também o frevo de salão, mais palatável comercialmente e especialmente para ser tocado em salões.

O frevo nas ruas de Olinda


O frevo-canção é aquele que não é apenas tocado como também cantado e o frevo de bloco é aquele composto por blocos carnvalescos mistos que permitem a participação da mulher. No frevo de bloco o frevo vem acompanhado de instrumentistas que tocam violões, cavaquinhos, banjos, bandolins e violinos. Aprendendo um pouco mais da cultura popular espero estar contribuindo um pouco mais para o interesse da nossa cultura. Boa folia!


Toda a folia do Carnaval de Recife e Olinda


Resultado de imagem para frevo



Helder Santos











sábado, 13 de fevereiro de 2010

Todo Carnaval tem seu fim


Los Hermanos

Mais um Carnaval está chegando e não por acaso que em meio a esses dias de folia me lembrei que os dias de festa podem não ser tão festivos. Esse espírito traduz bem na música "Todo Carnaval tem seu fim" da banda nacional Los Hermanos, muito bem interpretada pelo vocalista Marcelo Camelo.



Bloco do Eu Sozinho - 2º album dos Los Hermanos

"Todo Carnaval tem seu fim" foi o primeiro single do album Bloco do Eu Sozinho de 2.001. Talvez o principal album independente da década no Brasil,o album mistura bem o conceito de música Indie e MPB. Por isso teve vendagens inferiores em relação ao album de estréia, mas curiosamente foi o que manteve um público fiel da banda.

Todo Carnaval Tem Seu Fim - Letra

Todo dia um ninguém josé acorda já deitado
Todo dia, ainda de pé, o zé dorme acordado
Todo dia o dia não quer raiar o sol do dia
Toda trilha é andada com fé de quem crê no ditado
De que o dia insiste em nascer
Mas o dia insiste em nascer pra ver deitar o novo

Toda rosa é rosa porque assim ela é chamada
Toda bossa é nova e você não liga se é usada
Todo o carnaval tem seu fim
Todo o carnaval tem seu fim
e é o fim
e é o fim

Deixa eu brincar de ser feliz, deixa eu pintar o meu nariz !
Deixa eu brincar de ser feliz, deixa eu pintar o meu nariz
Toda banda tem um tarol, quem sabe eu não toco?
Todo samba tem um refrão pra levantar o bloco
Toda escolha é feita por quem acorda já deitado
Toda folha elege um alguém que mora logo ao lado
E pinta o estandarte de azul
E põe suas estrelas no azul

Pra que mudar?
Deixa eu brincar de ser feliz, deixa eu pintar o meu nariz !
Deixa eu brincar de ser feliz, deixa eu pintar o meu nariz !

Deixa eu brincar de ser feliz, deixa eu pintar o meu nariz !
Deixa eu brincar de ser feliz, deixa eu pintar o meu nariz !
Deixa eu brincar de ser feliz, deixa eu pintar.



As músicas do album Bloco do Eu Sozinho foram tocadas pela primeira vez no Rock In Rio 3 e causou surpresa nos fãs da banda que aguardavam seus sucessos mais comerciais. Pelo sim e pelo não, aos que adoram o Carnaval e aos que não suportam, Todo Carnaval Tem Seu Fim reflete vida inteligente na folia.


" Todo Carnaval Tem Seu Fim"




Helder Santos

sábado, 30 de janeiro de 2010

Chega de Saudade




No último dia 27 faria aniversário o cantor, compositor e maestro Tom Jobim. O carioca ícone da Bossa Nova completaria 83 anos. Graças ao seu talento, a Bossa Nova tornou-se a música brasileira mais conhecida e apreciada no exterior. Música de extrema afinação, tudo começou quando Tom Jobim se une a Vinicius de Moraes para dar o pontapé nessa revolução musical intitulada "Chega de Saudade".

Na verdade, Tom Jobim fez a música, mas Vinicius fez a letra. "Chega de Saudade" não é apenas a música que marca o início da Bossa Nova como movimento musical como é a primeira faixa que abre o LP histórico. Com a duração de 3 minutos e 28 segundos, "Chega de Saudade" embala o cartão de visitas.



Canção do Amor Demais - O 1º LP da Bossa Nova


O LP Canção do Amor Demais de Tom Jobim e Vinicius de Moraes traz ainda João Gilberto no violão e a voz de Elizete Cardoso nos vocais. Após a consagração de "Chega de Saudade" a música foi gravada outras vezes e ganhou inúmeras releituras. Uma das principais preciosidades da MPB.


"Chega de Saudade" - Marco inicial da Bossa Nova



Tom & Vinicius  quando comporam a música..



Helder Santos

domingo, 17 de janeiro de 2010

A primeira e verdadeira Lady Gaga



Esqueça tudo o que você já ouviu e sabe sobre Lady Gaga. Certamente se você se espanta com a irreverência, estilo e talento da nova musa da música Pop, saiba que essa mocinha esperta nada tem de original e se fez em cima do que já existiu há 30 anos.

A irreverência, o sabor do Glam Rock, tudo isso já foi feito pela cantora Dale Bozzio da banda New Wave Missing Persons. Nascida em Boston no dia 02/03/55 Dale Bozzio surgiu na música quando trabalhava em um clube da Playboy. Depois de posar para a revista em 1.976 sob o falso nome de Toni Consalvi foi descoberta por ninguém menos que Frank Zappa.


                          Lady Gaga que nada... Dale Bozzio a verdadeira e musa do Glam Rock


Dale Bozzio participou várias vezes em trabalhos de Frank Zappa, mas sua contribuição maior foi no album Joe's Garage. No Missing Persons casou-se com o baterista Terry Bozzio, com o relacionamento terminado em meados de 86. Tentou seguir carreira solo lançando 2 albuns. Riot In English (1.988) e New Wave Sessions (2.007). Dale Bozzio há anos se dedica a projetos em defesa dos animais.



Dale Bozzio & Missing Persons - "Destination Unknown"




Helder Santos

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Ajudando o Haiti


Wiclef Jean: ajudando as vítimas do terremoto no Haiti


Essa semana o mundo foi abalado mais uma vez por uma catástrofe natural, dessa vez o cenário atingido foi o mais pobre País das Américas, o Haiti. Como todas as vezes, astros do cinema e da música internacional abrem mão de suas fartas carteiras para ajuda humanitária.


O mais belo gesto partiu do filho pródigo e astro nativo. O músico Wiclef Jean é haitiano natural de Croix-des-Bouquets e ficou famoso nos anos 90 ao fazer parte do grupo americano The Fugees. Com 6 albuns comercialmente bem sucedidos é figurinha fácil de trocar com outros artistas. Parcerias famosas como Shakira, Will I. Am do Black Eyed Peas e até a brasileira Daniela Mercury contam presença em sua trajetória.


O músico de Hip-Hop e R&B é engajado. Possui uma organização solidária no País natal chamada Yelé Haiti, além de ser condecorado como embaixador da Boa Vontade. Wiclef Jean que começou com a corrente de doações com o valor de US$ 400 mil para as vítimas do terremoto. Claro, nem de longe a maior das doações, mas certamente a maior doada por um haitiano.



Wyclef Jean colaborando com a alimentação ao povo haitiano


Em discurso no Haiti..


Helder Santos