Aryana Sayeed: musa Pop afegã
Aryana Sayeed nasceu no Afeganistão na capital Kabul. Aos oito anos muda-se para o Paquistão junto com sua família. Foi uma permanência breve,mudando-se em definitivo pra Europa, fixando a residência na Suiça. A carreira musical começou em 2.007 quando tinha se mudado mais uma vez, dessa vez para Londres.
Fazendo uma música Pop bastante comercial e mainstream, Aryana Sayeed foi a primeira afegã a atingir esse nível de sucesso. Comparada a cantoras como Jennifer Lopez, foi preciso o sucesso vir de fora da sua terra para que ela fosse aceita dentro do seu País natal. Esse público foi conquistado após ela gravar uma canção chamada Pesarak. Outra música sua Dillan Tang Ast conquista um prêmio de melhor canção afegã.

Aryana: mistura do Pop e música tradicional
"Afhgan Pesarak"
Os meios de comunicação abrem as portas para Aryana e em pouco tempo ela assina um contrato com a emissora 1 TV para apresentar um programa de entretenimento entrevistando artistas famosos. Programa de audiência alta, após a primeira temporada Aryana volta para Londres, mas por pouco tempo. Assinando com a Tolo TV, ela participa como jurada de um reality show de música chamado "A Voz do Afeganistão".
Aryana Sayeed procura fazer sua música de forma sempre positiva,com mensagens otimistas. A reação dos afegãos a ela são mistas. Muitas mulheres a admiram pela canção Madare Afghan e muitos homens a odeiam por causa de sua cultura ocidental. Não raro ela é envolvida em polêmicas e alvo dos ditos "haters" pelas redes sociais. Como toda estrela do mainstream.
"Yaar-e-bamiani"
"Qasark"
Helder Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário