Sonita Alizadeh: de noiva prometida a rapper ativista
Pode-se dizer que Sonita Alizadeh é dessas pessoas que conseguiram transformar sua história de vida em música. Nascida no Afeganistão sob o regime do Taliban, ela se viu na condição de noiva prometida com apenas dez anos. No entanto sua família prefere fugir do País, indo para o Irã e Sonita descobre cedo uma vida difícil cheia de responsabilidades.
Nesse tempo ela conheceu o Rap e influenciada por Eminem escreve suas primeiras canções. Através de uma competição ganhou um prêmio de mil dólares que dado a sua mãe acabara voltando para o Afeganistão. Quando Sonita completou dezesseis anos apareceu um homem interessado em comprá-la. Sua mãe queria vendê-la ao pretendente por nove mil dólares.
"Brides For Sale" ( "Noivas Para Venda" ) - impacto internacional
Um documentarista iraniano chamado Roklsareh Ghaem Maghami estava documentando a história de Sonita em um filme homônimo. Pediu um tempo de seis meses a mãe dela antes do casamento se consumar pagando dois mil dólares. Tempo livre que Sonita gravou "Brides For Sale" e o vídeo da música teve grande repercussão internacional.
Uma organização sem fins lucrativos chamada Strongheart demonstrou grande interesse nela a ponto de custear sua vinda aos Estados Unidos. Atualmente continua morando lá na cidade de Utah, estudando e escrevendo canções. O documentário Sonita tem rodado por alguns festivais de cinema sempre com críticas positivas e Sonita Alizadeh tem sido uma referência de mulher no combate a relacionamentos forçados.
Sonita Alizadeh - "Brides For Sale"
Helder Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário