La Tlateh: o Hip-Hop engajado de Damasco
A Síria atualmente é o País mais bombardeado do mundo. Segundo estimativas da ONU desde a Guerra Civil desencadeada em 2.011, de lá pra cá pereceram cerca de mais de 220 mil sírios. Mais de quatro milhões de sírios teriam se refugiado para países vizinhos como Líbano, Jordânia, Iraque e Turquia. Quase 70 mil sírios entraram em território europeu em busca de refúgio.
Diante de tamanha realidade a expressão musical na Síria tende ao escapismo, mas há quem não deixe passar em branco toda a dor e amargura de uma nação como é o caso do La Tlateh, um duo de MCs formado por Bu Kolthoum e Watar. Dupla vinda da capital Damasco usa do Rap e do Hip-Hop para fazer duras críticas aos conflitos contínuos da região.
Bu Kolthoum é MC e mentor do duo
O duo La Tlateh hoje vive como refugiado em Amã na Jordânia. Bu Kolthoum que em situação de exílio em outro País passaria a conviver com a depressão, trabalhou arduamente em seu primeiro álbum intitulado "Inderal", nome do remédio mais conhecido como propanolol. Mais recentemente fez uma parceria com a rapper libanesa Malikah e está trabalhando no segundo álbum.
La Tlateh - "Boom Boom Bam"
Helder Santtos
Nenhum comentário:
Postar um comentário