Qoyllur Rit'i - uma das principais festas religiosas do Peru
Qoylluriti é uma palavra que em quichua significa "estrela da neve" ou "neve brilhante". A ela se dá ao nome a uma das principais procissões religiosas do Peru. Realizada anualmente por seus habitantes na região de Cusco a 292 km da cidade. é celebrada nos dias que antecede o feriado de Corpus Christi na província Quispicanchis distrito de Ocongate.
Todos os anos as aldeias da região enviam delegações que se locomovem a Capilla El Señor de Qoyllur Rit'i na base da montanha Sinakara, onde fica a aldeia Mawayany. A principal cerimônia é realizada no sopé do Monte Ausangate a mais de 4.700 metros acima do nível do mar. A festa costuma contar com a presença de mais de dois mil peregrinos.
Aos pés da montanha Sinakara
Sob uma temperatura na média de quatro graus negativos, a procissão passa sob queima de fogos e os mercados simbólicos chamados Alacitas, uma espécie de feirinha de artesanato. Todo o ritual além do propósito religioso prega a interação do homem com a natureza, a fertilidade das terras e a crença na proteção dos Deuses, onde acreditam vir da constelação de Apus.
A música se faz presente e tem profunda importância, pois ela acompanha os dançarinos que representam diferentes personagens míticos. São chauchos, qollas e ukkukus. Segundo a crença o menino Jesus aparecia para uma criança indígena de nome Maryanito Mayta. Uma amizade que gerou pânico. Ao tentarem capturar a criança encontraram somente uma pedra onde se fixaria a imagem do Señor de Qoyllur Rit'i.
QOLLAS - São nativos vindos de regiões mais distantes. Sua dança faz parte dos preparativos para a peregrinação e representam o dualismo, uma luta de conceitos.
UKUKUS ( PABLITOS ) - Simbolizam criaturas divinas meio humanas, meio animais. Tem a cabeça coberta por um capuz e tem como missão disciplinar até as geleiras.
UKUKUS ( QEROS ) - Os Qeros são um grupo étnico com descendência inca que tem a confiança de subir as geleiras da montanha, onde chegam a subir cerca de 6.362 metros. Vestidos de Ukukus também são chamados de dançarinos místicos. São os únicos com permissão para buscar a estrela da neve simbolicamente carregada nas costas em grandes blocos de gelo.
A peregrinação de El Señor de Qoyllur Rit'i
Dança dos Ukukus
Helder Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário