the guitar world

the guitar world

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Baiano & Os Novos Caetanos

Arnaud Rodrigues & Chico Anísio: talenos além do humor


O que era pra ser somente um quadro humorístico em um programa humorístico ganhou importância de dimensão bem maior do que a boa audiência que o quadro proporcionava. O programa era Chico City do comediante Chico Anísio e o ano era 1.974, ano marcado ainda pelo regime militar, o "milagre econômico" e pelo Tropicalismo, movimento musical encabeçado por artistas como Gilberto Gil e Caetano Veloso.

O então quadro humorístico Baiano & Os Novos Caetanos nasceu como uma sátira ao grupo Novos Baianos com Chico Anísio caracterizado como Caetano Veloso, contando com a preesença de Arnaud Rodrigues e Renato Piau. O que talvez ninguém esperasse na época era que as cômicas músicas apresentadas fossem ter uma importância bem além do entretenimento.




Baiano & Os Novos Caetanos revelou todo o talento musical de Chico Anísio e Arnaud Rodrigues que nos anos de 1.974 e 1.975 lançaram álbuns com letras muito bem construídas e de uma musicalidade brasileira consistente que nada fica a dever aos nomes originais da MPB. O primeiro grande sucesso do primeiro álbum "Vô Batê Pá Tu" é um clásssico da crítica a ditadura e a censura.

Outras músicas que ficaram imortalizadas foram "Urubu Tá Com Raiva do Boi" e "Folia de Reis" Um hiato se seguiu até o final da década quando em 1.982 retornam com o álbum "A Volta" que tinha a música "Pindorama". Ainda tiveram o fôlego de lançar seu último álbum "Sudamerica" de 1985 ano de democracia nascente e liberdade de expressão. Os tempos se anunciavam ooutros.


"Vô Batê Pá Tu"


"Urubu Tá Com Raiva do Boi"





Helder Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário