the guitar world

the guitar world

quinta-feira, 21 de março de 2019

Pilares musicais da Índia

pilares de Hampi na Índia: estruturas musicais


Na região sul da Índia, mais precisamente no Estado de Karnataka, se encontram duas regiões que destoam das características urbanas e populacionais locais. Embora tenha uma população de 50 milhões de habitantes, em sua zona rural encontram-se dois lugares únicos. Tão únicos que são considerados patrimônio mundial da UNESCO, tamanha sua importância e peculiaridade.

São as regiões de Hampi e de Pattadakal. Lugares onde se encontram muitos templos e palácios, onde a cultura prevalece por todos os lugares. "Um Estado, muitos mundos", diz a propaganda oficial. Quando se adentra pelas ruínas de Hampi, logo percebe-se o quanto isso é verdadeiro e não metafórico. Consequências de quando era capital do império indiano de Vijayanagara.




Entre os muitos templos abertos a visitação, o templo de Vijaya Vitthala possui a maior estrutura, considerado um complexo de vários templos dedicados a Lord Vitthala, uma encarnação do Deus Vishnu. Esses templos apresentam em seus pilares o que chamam de pilares Saregama. Sa, Re, Ga, Ma, são quatro das sete notas musicais.

Em Hampi encontram-se 56 pilares musicais. Quando esses pilares são tocados, ecoa uma sonoridade leve. Os turistas são orientados a não tocar nos pilares a fim de não provocar danos. Um estudou revelou que para o pilar ser tocado, usa-se o polegar, cuja vibração tende a ter a sonoridade de um sino. A causa natural da sonoridade desses pilares se deve a presença de metais e silício.


Imagem do Deus Lord Vitthala


pilares musicais de Hampi






Helder Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário